Câmara aprova convênio do município com cursos tecnológicos das Etecs e Fatecs
A Câmara de Paulínia aprovou, nesta terça-feira (30/9), projeto de lei que autoriza o município a celebrar convênio com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.
O objetivo é implantar cursos de formação tecnológica, vinculados às Etecs e Fatecs, e ampliar a oferta de qualificação profissional e de oportunidades de empregabilidade, principalmente para jovens em busca de emprego.
De acordo com a proposta, assinada pelo prefeito, o convênio não gera novas despesas e permite que a cidade passe a integrar a rede estadual de ensino tecnológico.
Outro texto aprovado, também do Executivo, altera regras de cobrança das prestações do Residencial Pazetti (Módulo III). A mudança prevê redução e reparcelamento das parcelas em até 240 meses, sem incidência de juros, beneficiando famílias de baixa renda já contempladas nos programas habitacionais.
Segundo o vereador Tiguila Paes (Cidadania), que indicou o projeto, a nova regra vai corrigir problemas na legislação e nas formas de cobrança, com valores mais condizentes com a realidade dos moradores. Outros vereadores usaram a palavra para manifestar apoio.
VALORIZAÇÃO DO ESPORTE
Dois projetos foram debatidos na área de esportes. Um deles, de Pedro Bernarde (DC), institui o Dia Municipal do Esporte Eletrônico (E-Sports, ou jogos eletrônicos), a ser celebrado em 27 de junho.
Outra iniciativa, de Gibi Professor (Podemos), visa criar a Semana Municipal de Valorização dos Profissionais de Educação Física, no mês de setembro.
RECONHECIMENTOS
Na 32ª Sessão Ordinária do ano foram aprovadas ainda moções de aplausos e congratulações: Carlos Kuka (PL) parabenizou João Paulo Cândido Bruno, presidente do Conselho Municipal de Saúde, e intérpretes de Libras que participaram da XVI Semana Municipal da Luta da Pessoa com Deficiência.
José Soares (Republicanos) homenageou o grupo UNP (Universal nos Presídios), pelos serviços prestados a reclusos e seus familiares.