Câmara aprova a primeira Política de Mobilidade Urbana de Paulínia

Os vereadores de Paulínia aprovaram, nesta terça-feira (17/10), a Política Municipal de Mobilidade Urbana, um documento abrangente que envolve trânsito, acessibilidade, ônibus, ciclovias, melhorias em calçadas e até aumento da iluminação, para estimular a população hoje com receio de andar a pé.

Segundo a Prefeitura, autora do projeto, é a primeira vez que o município idealiza uma política sobre o tema, definindo objetivos para os próximos anos.

O PlanMob-Paulínia prioriza pedestres e meios alternativos de transporte, deixando veículos motorizados em segundo plano. Também prevê que todos os pontos de ônibus tenham informações sobre itinerários e horários das linhas.

O documento inclui ainda programa de educação no trânsito; vagas de estacionamento rotativo e plano de duplicação e obras em vias existentes, além de estudos para repassar parte do valor arrecadado com multas de trânsito para a gestão de ciclovias e calçadas.

Outra novidade é a regulamentação do tráfego de veículos de carga no município, com horários restritos para carga e descarga, e a criação de rotas alternativas para o tráfego de veículos de carga especial. As novas regras, no entanto, só entrarão em vigor depois de sanção do prefeito.

A 35ª Sessão Ordinária aprovou também o Passeio Ciclístico da Família, evento anual na semana do dia 8 de dezembro. De acordo com o autor, vereador Helder Pereira (PL), essa será uma forma de incentivar o uso da bicicleta e reunir famílias paulinenses para atividade de esporte e lazer.

Foram apresentados 23 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações), 8 Moções (congratulações, aplausos ou repúdios) e 61 Indicações (sugestões).

CONSULTE O RESUMO DA PAUTA.

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo