Câmara discute políticas públicas voltadas à proteção social e à segurança
Os vereadores de Paulínia debateram, na sessão desta terça-feira (25/11), Requerimento do vereador Alex Eduardo (PRTB) que propõe um Centro de Referência para Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência.
A medida busca fortalecer a rede de proteção e garantir atendimento humanizado em casos de violência física, psicológica ou sexual, ampliando o suporte às famílias. O autor também sugere parcerias com órgãos estaduais ou federais e pede que o município planeje integrar ao serviço às políticas de saúde, educação e assistência social.
Também foi discutido Requerimento do vereador Anderson Henrique (MDB) solicitando ações de segurança nas moradias populares em construção, especialmente medidas para evitar invasões, vandalismo e depredação durante as obras.
Na palavra livre, muitos vereadores fizeram questão de falar sobre a visita que fizeram à Replan na manhã desta terça. O presidente da Câmara, Pedro Bernarde (DC), destacou a importância estratégica da refinaria da Petrobras para Paulínia.
RECONHECIMENTOS
Na 40ª Sessão Ordinária do ano, o Plenário aplaudiu a jovem Júlia de Souza Andrade, pelo título internacional Pré-Teen Princes Nations 2025. A moção foi apresentada por Flávio Xavier (Podemos).
Foram aprovadas quatro honrarias, em homenagem à Associação Protetora dos Animais São Francisco de Assis (Lucas Barros-DC); ao Pastor Daniel Kolodziejska Antonio (Alex Eduardo), à professora Márcia Furlan (Gibi Professor-Podemos) e à servidora Juliana Motta de Assis Silva.
Carlos Kuka (PL) parabenizou convênio assinado entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Neco Vieira (PL) destacou o Dia Nacional da Consciência Negra, enquanto Sargento Camargo (Republicanos) elogiou a Semana da Cultura Negra, promovida pela Prefeitura.
A sessão teve ainda momento de Tribuna Livre: Rodrigo Antonio Macelari, secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal, falou sobre projetos de alteração das Leis Complementares 65 e 66/2017 (plano de carreira do Magistério e Quadro Geral dos servidores).


