Câmara aprova mudanças no Conselho de Educação e bolsa para atletas
Os vereadores de Paulínia aprovaram, nesta terça-feira (02/12), a reorganização do Conselho Municipal de Educação, modernizando sua composição e suas atribuições para ampliar a participação social e garantir alinhamento às políticas públicas nacionais. O objetivo é fortalecer o órgão como espaço de fiscalização, debate qualificado e formulação de diretrizes educacionais voltadas ao desenvolvimento.
O projeto também estabelece novos critérios para escolha de conselheiros (12 membros), aprimora mecanismos de transparência e cria instrumentos de acompanhamento de metas, permitindo que o Conselho atue de forma integrada com a Secretaria de Educação e com a comunidade escolar.
Também foi aprovado o Programa Bolsa Esportiva de Paulínia (BEP), iniciativa do Executivo para incentivar atletas e paratletas locais, oferecendo apoio financeiro em competições, compra de equipamentos e condições para treinamento.
Ainda passou em Plenário proposta do vereador Tiguila Paes (Cidadania) de criar o Selo Empresa Amiga do Projeto Social, reconhecimento a instituições privadas que apoiam iniciativas comunitárias e programas socioeducativos.
Na sequência, os vereadores aprovaram projeto do vereador Fábio da Van (PRTB) para instituir a Campanha Permanente de Educação Intergeracional e Valorização da Pessoa Idosa, com ações contínuas de conscientização e fortalecimento das relações entre gerações.
Todos os textos dependem de sanção do prefeito para virar leis.
RECONHECIMENTOS
Na 41ª Sessão Ordinária do ano, os vereadores aprovaram o Diploma de Mérito de Proteção Animal e Ambiental, nova honraria da Câmara com o objetivo de reconhecer pessoas e instituições que se destacam em ações de preservação ambiental e defesa dos animais. A autoria é do presidente Pedro Bernarde (DC).
Ele e o vereador Douglas Guarita (DC) ainda aplaudiram os atletas do Paulínia Racing Bicicross, pelo vice-campeonato paulista.
Fábio da Van (PRTB) apresentou moções em homenagem à estudante Maria Luiza Vitachi Oliveira, vice-presidente do Grêmio Estudantil Inovação da E.E. General Porphyrio Da Paz, e aos mestres Jorge Luís e Lucas Augusto Boche Minucci, pela conquista de títulos internacionais em artes marciais.


