Câmara aprova plano de governo da administração municipal para os próximos quatro anos
Os vereadores de Paulínia aprovaram, nesta terça-feira (09/12), o Plano Plurianual (PPA) do município para o quadriênio 2026-2029.
Enviado pela Prefeitura, o texto define as diretrizes estratégicas, os programas e as metas que orientarão as políticas públicas no período. Esse é o instrumento central de organização das contas públicas, pois fixa os programas governamentais que serão detalhados depois na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no orçamento anual (LOA).
O PPA detalha ações de valorização profissional e tecnológica da educação, modernização da rede de cuidados em saúde, ampliação de infraestrutura urbana e investimentos em mobilidade. A proposta recebeu 22 emendas aditivas do vereador Tiguila Paes (Cidadania), todas acompanhadas por unanimidade, que ampliam frentes de atuação e aprofundam ações em áreas como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social.
Os vereadores também aprovaram novo prazo de vigência do Plano Municipal de Educação, instituído em 2015. A medida garante continuidade às metas educacionais já em curso.
Outro projeto atualiza trechos da Lei Municipal 3.873/2021, a qual criou o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, para tornar mais claro e eficiente o monitoramento dos recursos da educação.
SEGURANÇA E INCLUSÃO
A pauta da 42ª Sessão Ordinária incluiu proposta do vereador Carlos Kuka (PL) com o objetivo de obrigar a instalação de hidrantes em loteamentos, reforçando a segurança urbana e a prevenção a incêndios.
Outro projeto, do vereador Douglas Guarita (DC), busca exigir comprovação de responsabilidade técnica para serviços de tratamento químico e controle da qualidade da água de piscinas públicas e coletivas, fortalecendo a proteção à saúde.
Também recebeu aprovação do Plenário a criação do Dia Florescer da Autoestima da Mulher, iniciativa de Fábio da Van (PRTB) visando ações de conscientização e valorização feminina.
Os vereadores ainda votaram texto de Neco Vieira (PL) para criar programa de Acompanhamento Digital do Idoso – Paulínia Conecta 60+, com iniciativas de inclusão tecnológica para pessoas com mais de 60 anos.
Todos os projetos foram aprovados e, para virar lei, dependem de sanção do prefeito.
RECONHECIMENTOS
O Plenário ficou repleto de talentos do esporte e da cultura nesta terça. O presidente Pedro Bernarde (DC) homenageou as apresentações do espetáculo “O Quebra Nozes” e, junto com o vereador Fabio Valadão (PL), aplaudiu as equipes femininas Sub-14 e Sub-15 de vôlei, campeãs em competições regionais.
Valadão e Gibi Professor (Podemos) apoiaram de forma conjunta o grupo P3D, por suas conquistas no festival Taboão Fest Dance: os dançarinos coordenados pelo professor Piter Black conquistaram o 1º lugar na categoria Conjunto Misto – Street Dance e o Prêmio Destaque da competição.
Valadão também assinou moção aos organizadores do 25º Retiro Pastoral dos Surdos, encontro em Betel coordenado por Elaine Cristina Joanini Anselmo.
O vereador Anderson Henrique (MDB) destacou a inauguração da Igreja Casa da Cidade.


