Câmara aprova plano de governo da administração municipal para os próximos quatro anos

Câmara aprova plano de governo da administração municipal para os próximos quatro anos

Os vereadores de Paulínia aprovaram, nesta terça-feira (09/12), o Plano Plurianual (PPA) do município para o quadriênio 2026-2029.

Enviado pela Prefeitura, o texto define as diretrizes estratégicas, os programas e as metas que orientarão as políticas públicas no período. Esse é o instrumento central de organização das contas públicas, pois fixa os programas governamentais que serão detalhados depois na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no orçamento anual (LOA).

O PPA detalha ações de valorização profissional e tecnológica da educação, modernização da rede de cuidados em saúde, ampliação de infraestrutura urbana e investimentos em mobilidade. A proposta recebeu 22 emendas aditivas do vereador Tiguila Paes (Cidadania), todas acompanhadas por unanimidade, que ampliam frentes de atuação e aprofundam ações em áreas como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social.

Os vereadores também aprovaram novo prazo de vigência do Plano Municipal de Educação, instituído em 2015. A medida garante continuidade às metas educacionais já em curso.

Outro projeto atualiza trechos da Lei Municipal 3.873/2021, a qual criou o Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb, para tornar mais claro e eficiente o monitoramento dos recursos da educação.

SEGURANÇA E INCLUSÃO

A pauta da 42ª Sessão Ordinária incluiu proposta do vereador Carlos Kuka (PL) com o objetivo de obrigar a instalação de hidrantes em loteamentos, reforçando a segurança urbana e a prevenção a incêndios.

Outro projeto, do vereador Douglas Guarita (DC), busca exigir comprovação de responsabilidade técnica para serviços de tratamento químico e controle da qualidade da água de piscinas públicas e coletivas, fortalecendo a proteção à saúde.

Também recebeu aprovação do Plenário a criação do Dia Florescer da Autoestima da Mulher, iniciativa de Fábio da Van (PRTB) visando ações de conscientização e valorização feminina.

Os vereadores ainda votaram texto de Neco Vieira (PL) para criar programa de Acompanhamento Digital do Idoso – Paulínia Conecta 60+, com iniciativas de inclusão tecnológica para pessoas com mais de 60 anos.

Todos os projetos foram aprovados e, para virar lei, dependem de sanção do prefeito.

RECONHECIMENTOS

O Plenário ficou repleto de talentos do esporte e da cultura nesta terça. O presidente Pedro Bernarde (DC) homenageou as apresentações do espetáculo “O Quebra Nozes” e, junto com o vereador Fabio Valadão (PL), aplaudiu as equipes femininas Sub-14 e Sub-15 de vôlei, campeãs em competições regionais.

Valadão e Gibi Professor (Podemos) apoiaram de forma conjunta o grupo P3D, por suas conquistas no festival Taboão Fest Dance: os dançarinos coordenados pelo professor Piter Black conquistaram o 1º lugar na categoria Conjunto Misto – Street Dance e o Prêmio Destaque da competição.

Valadão também assinou moção aos organizadores do 25º Retiro Pastoral dos Surdos, encontro em Betel coordenado por Elaine Cristina Joanini Anselmo.

O vereador Anderson Henrique (MDB) destacou a inauguração da Igreja Casa da Cidade.

Share this post