Sessão solene nesta quinta (30/5) empossará estudantes na nova Câmara Jovem

Estudantes de escolas públicas e particulares de Paulínia vão se tornar vereadores jovens nesta quinta-feira (30/5), em sessão solene na Câmara Municipal, a partir das 18h30. O evento marcará a entrega de diplomas aos 15 adolescentes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental que venceram as disputadas eleições de suas escolas, além dos 11 suplentes (que atuam como substitutos, se os titulares se ausentarem).

Um dos principais momentos da sessão será a escolha da nova Mesa Diretora, responsável por presidir as atividades da Câmara Jovem até dezembro de 2019. Neste ano, três chapas concorrem às vagas de presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Haverá transmissão ao vivo no site do Legislativo, no Facebook e no YouTube.

A partir de junho, os participantes farão visitas a órgãos públicos e terão oficinas para discutir o papel do vereador e conhecer como podem apresentar propostas legislativas. No segundo semestre, os membros da Câmara Jovem vão debater e votar projetos de lei, recomendações à Prefeitura e outras sugestões de melhorias para a cidade.

A primeira edição do projeto foi concluída em dezembro de 2018, com 44 propostas apresentadas, envolvendo tanto demandas escolares, como construção de quadra, mudança na merenda e cortina na sala de aula, como assuntos mais abrangentes: pedidos para melhorar a iluminação pública, ampliar atividades de educação e lazer e ainda estabelecer tempo máximo de espera para atendimento em hospitais, por exemplo.

Todas já foram encaminhadas aos vereadores e à Prefeitura: pelo menos duas foram “apadrinhadas” e entraram na pauta da Câmara Municipal.

O projeto conta com a parceria de seis instituições de ensino, sendo duas municipais, duas estaduais e duas particulares: EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom, EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva, E.E. Padre José Narciso Vieira Ehrenberg, E.E. São José, Colégio Integral e Colégio Metropolitan Paulinense.

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo