Projeto de Tiguila quer fila preferencial na saúde para autistas e pessoas com Down

O vereador Tiguila Paes (Cidadania) é autor de projeto de lei para tornar preferencial o agendamento de consultas e exames a pais, familiares, responsáveis e/ou acompanhantes de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com Síndrome de Down.

A ideia é garantir o benefício em todas as especialidades médicas e demais serviços oferecidos pela rede municipal de saúde. Se virar lei, os interessados vão precisar apresentar documentos comprovando o perfil.

Tiguila afirma que a iniciativa é importante para reconhecer a importância do suporte e garantir atendimento mais respeitoso.

Ele também solicita que o município implante o Conecta Saúde, ferramenta digital que permitiria a qualquer cidadão agendar consultas e exames; acessar prontuários e saber informações de interesse público.

Tiguila ainda pede roçagem de mato nas unidades escolares; medidas contra casos de escorpiões e dengue; acessibilidade no ponto de ônibus em frente à Câmara e mais iluminação no embarque e desembarque da rodoviária, além de cobrar informações sobre a fiscalização do serviço da empresa responsável pela limpeza urbana.

A proposta está em sintonia com o ODS 10– Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Governo do Acre

Texto: Felipe Luchete