Tiguila indica novo CAPS na região do São José e João Aranha para ampliar serviço
O vereador Tiguila Paes (Cidadania) sugere implantar novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na região dos bairros São José e João Aranha, a fim de propor continuidade do tratamento e descentralizar os serviços de saúde mental, como também diminuir a sobrecarga das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Atualmente, Paulínia conta com apenas um CAPS na região central, gerando alta demanda e consequente demora no atendimento aos pacientes.
Segundo Tiguila, essa situação impacta as UBSs do São José e do João Aranha, que acabam sendo procuradas por pacientes apenas para solicitar receitas de medicamentos controlados, já que dependem do acompanhamento e prescrição realizados pelo CAPS.
Outras propostas são melhorias na infraestrutura da UBS do São José e reparo no asfalto da avenida Roma, no bairro Bonfim. Tiguila ainda cobra informações sobre o serviço de fornecimento de água por meio de caminhões-pipa.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)


