Tiguila pede alterações na concessão de Bolsa de Estudos

Vereador sugere ao Executivo que faça uma revalidação dos subsídios da bolsa dos contemplados e altere na lei para que conceda o beneficio aos estudantes que já usaram  bolsa para o curso técnico

IMG 6266As proposituras do vereador Tiguila Paes (PPS, demostram a preocupação do edil na área da Educação, principalmente com os estudantes universitários. Ele apresenta duas indicações que sugerem alteração na Lei Municipal nº 3.077/10 que regulamenta a concessão da Bolsa de Estudos.

Na pauta da 14ª sessão ordinária, realizada no dia 05 de agosto, na Indicação 656/14 o parlamentar sugere a implantação do sistema de “Reavaliação dos Subsídios da Bolsa Educação”, para estudantes contemplados que comprovadamente tiveram queda na renda familiar.

O benefício prevê subsídios de 30% a 100% do valor das mensalidades, de acordo com a renda familiar mensal dos beneficiados. Para Tiguila a renda familiar dos estudantes contemplados acaba oscilando para menos, durante o período dos cursos, com duração mínima de 2 anos e máxima de 5 anos.  A família passa a ter sérias dificuldades para continuar custeando os 70% da mensalidade que lhe cabe, pois a Lei não prevê revisão da porcentagem do benefício, nestes casos.  “Sem alternativa, já que a renda familiar caiu, muitos estudantes acabam obrigados a abandonar os estudos e o sonho de um futuro melhor para ele e sua família”, justifica.

Em outra indicação pede a alteração no parágrafo IV, do artigo 8º da mesma lei da Bolsa de Estudos, que seja custeado o estudo superior dos estudantes que já cursaram o ensino técnico subsidiado pela prefeitura.  “Várias pessoas têm questionado o vereador porque estudantes contemplados no passado com a bolsa de estudo técnico não podem concorrer ao benefício para cursar o ensino superior. Muitas pessoas apenas com o curso técnico têm dificuldades de ingressar no mercado de trabalho, pois a maioria das vagas com as melhores remunerações e chances de crescimento profissional exige formação universitária especifica” enfatiza.

Foto: Claudia Arantes