Tiguila pede repasse de verbas judiciais para instituições paulinenses

O vereador Tiguila Paes (Cidadania) cobra repasse de recursos judiciais para Paulínia, após o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região terem destinado verbas de um processo para instituições de Campinas.

A ação envolve duas empresas condenadas a pagar R$ 1,1 milhão por dano moral coletivo. O valor vai beneficiar a Unicamp e entidades da cidade vizinha. Ele diz que, sem desmerecer as instituições escolhidas, Paulínia tem entidades que também necessitam de recursos.

Tiguila cita como exemplo serviços essenciais desenvolvidos pela Apae, Aupacc, Rotary Club, Lions Clube, Cisa e AA, por exemplo. Afirma ainda que, se o ônus citado na ação judicial ocorreu no território paulinense, os bônus deveriam ficar aqui.

O vereador também questiona os procedimentos do Vestibulinho da Etep e do Cemep de 2023. Ele pede que a entrada dos alunos seja feita através de provas abertas, e não mais por histórico escolar, como nos anos anteriores desde 2019.

Ele ainda propõe, com urgência, a poda de árvores na avenida dos Expedicionários e sugere conserto do semáforo da avenida José Paulino com a avenida Brasília.

A proposta está em sintonia com o ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Texto: Felipe Luchete e Lara Santana (Estagiária)