sessao 15-2

Valadão pede pelo Conselho de Educação e denuncia abandono em creche e EMEF

Requerimentos apresentados nesta terça tratam do que ele chamou de “abandono da Educação” e “inércia do Governo”

sessao 15-2A volta do recesso parlamentar em Paulínia aconteceu na noite desta terça-feira (5) com a realização da 14ª sessão ordinária em que o vereador Fábio Valadão (PRTB) apresentou mais requerimentos sobre o que chamou de “abandono da Educação”. Os documentos de nº 283 e 284 tratam de problemas enfrentados pelo Conselho Municipal de Educação e abandono das unidades escolares Angelino Pigatto e EMEF José Lozano Araújo.

“Em visita pelos estabelecimentos de ensino pude constatar problemas inimagináveis nas mais diversas áreas”, protesta Valadão. Atendendo a solicitações de servidores e pais de alunos, o vereador encontrou problemas estruturais nos prédios, falta de material básico e funcionários.

Considerado abandonado o prédio da EMEF Lozano apresenta situação crítica. De onde surgiu a necessidade de averiguação do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) que também é estendida às demais unidades escolares sob administração do Município.

O tempo usado para a reforma do prédio, que fica no Bairro Santa Cecília, está sendo questionado assim como a total falta de estrutura, como falta de internet e telefone, materiais básicos como canetas, borrachas e lápis. Problemas parecidos também assolam a Creche Angelino Pigatto, além de falta de manutenção e segurança no parquinho. “Considero uma total inércia do Governo numa área de suma importância”, enfatizou Valadão.

CME
O Conselho Municipal de Educação durante a gestão 2012/2014 constatou problemas e irregularidades de toda sorte, por isso, Valadão apresentou Requerimento para que a Administração atenda as demandas, corrija erros e garanta segurança, bem estar e qualidade de ensino aos munícipes. O vereador ainda é favorável à formação de Comissão Especial de Inquérito para avaliar a Educação Municipal.

Entre os pedidos do CME estão atendimento adequado a estudantes e famílias com deficiência, apresentação do planejamento de ações da Secretaria de Educação para os anos de 2013 e 2014, contratação de especialistas, adequação de espaços, alimentação saudável, contratação de monitores e cozinheiras, verificação da qualidade da água, necessidade de obras, formação continuada de professores. O fechamento de unidades municipais de ensino também é alvo de questionamentos.

Como justificativa do documento enviado à Prefeitura, Valadão cita os inúmeros ofícios enviados pelo conselho que são ignorados pela Secretaria de Educação e ainda completa pedindo explicações sobre a quantidade de alunos especiais matriculados na rede pública municipal, quais as providências tomadas para sanar a falta de educadores/cuidadores na educação especializada e o prazo para que o quadro de funcionários esteja completo.

Parceria

Junto com a vereadora Angela Duarte (PRTB), Valadão apresentou os Requerimentos Nº 282 e 285. O primeiro pede explicações sobre possível viagem do prefeito ao exterior, por tempo não sabido, já que o ele não pode se ausentar da cidade por mais de 15 dias sem autorização da Câmara. Caso o fato seja verídico, é pedido ainda juntada de documentos e gastos que justifiquem o interesse público da viagem.

O outro Requerimento pede esclarecimento sobre os gastos do 6º Paulínia Film Festival. Como justificativa, os edis apresentam diversos questionamentos por parte da população, especialmente diante das carências nas principais áreas do Município.

O custo total, com apresentação de planilhas, contratos, e informações de público são pedidos assim como detalhamento de valores pagos com passagens áreas e hospedagem.

“Sabe-se a princípio do valor de R$ 8 milhões pagos em premiações. Visitando as creches me deparo com tantos problemas que considero hediondos numa cidade que gasta tanto com cinema”, refletiu Valadão.

A 14ª sessão foi transmitida pela primeira vez on line, ainda em caráter de teste. Para assistir ao vivo basta acessar o site da Câmara: www.camarapaulinia.sp.gov.br/portal nos horários das sessões. A próxima sessão está marcada para o dia 19 de agosto, às 18h.

Fotos: Claudia Arantes / AI Câmara Municipal de Paulínia

Fonte: Assessoria de imprensa do vereador Fábio Valadão

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo