Vereador cobra a Prefeitura por não cumprir Lei do Cinquentenário da Emancipação Política de Paulínia
Doutor João Mota apresentou ainda requerimento que pede mais segurança na Rod. Professor Zeferino Vaz.
A 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Paulínia realizada na noite de ontem dia 25, foi marcada por homenagens dos vereadores a cidade de Paulínia, que no próximo dia 28, completa 50 anos de emancipação política. O vereador Doutor João Mota usou a palavra para parabenizar a cidade a quem ele chamou de querida cinquentona e lembrou a trajetória política, social e econômica que o município passou nos últimos 50 anos.
O vereador lembrou que o progresso econômico começou com a chegada a Petrobras, que originou o Polo Petroquímico que possibilitou a vinda de mais empresas; tornando o Polo o maior gerador de receita e renda para a cidade. No aspecto social, o vereador lembrou a formação da sociedade paulinense, que no começo era composta na sua maioria por descendentes de italianos, portugueses e japoneses; e que nas últimas décadas, teve a chegada de nordestinos e mineiros. Na política, o vereador homenageou a primeira formação da Câmara de Paulínia lendo os nomes dos vereadores, entre eles, o nome de José Motta seu tio avô.
Mas o vereador não só homenageou a cidade, ele também criticou o fato da atual gestão da Prefeitura de Paulínia não ter cumprido para este aniversário, a Lei 3.343 de autoria do próprio vereador, que cria a Semana do Cinquentenário da Emancipação Política de Paulínia; Doutor João Mota disse vai cobrar explicações da prefeitura sobre o porquê não cumpriu a Lei. Segundo o vereador, a Lei tem como objetivo fortalecer a história do município, através de ações que envolvam toda a sociedade paulinense.
Para os mais novos, serve de conteúdo em sua formação como cidadão e para os mais velhos, como motivo de orgulho naquilo que eles e seus antepassados ajudaram a construir. Na opinião do parlamentar, a história de uma cidade é seu maior patrimônio que deve ser passado de geração em geração, só assim, as futuras gerações compreenderão a importância de se preservar suas origens. A Lei diz que a Semana do Cinquentenário da Emancipação Política de Paulínia deve ser promovida todos os anos, sempre na semana que antecede o dia 28 de fevereiro, aniversário da cidade; tendo como objetivo principal a divulgação e propagação da história do município.
Doutor João Mota pede mais segurança na Rod. Professor Zeferino Vaz
Após dois acidentes este mês com quatro vitimas fatais, o vereador Doutor João Mota resolveu apresentar um requerimento destinado a Concessionária Rota das Bandeiras solicitando a mesma, a instalação de guard rail em ambas as pistas (Norte e Sul) da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332) entre os Km 117 e 126. O objetivo é garantir mais segurança aos paulinenes que trafegam diariamente pela rodovia; o vereador entende que a instalação do guar rail pode diminuir o número de acidentes e mortes.
O vereador também apresentou um requerimento a CPFL Energia pedindo informações sobre as constantes interrupções de energia na Rua Beatriz Oliveira Belintani, no Monte Alegre III. Vários moradores da rua reclamaram ao vereador que a interrupção de energia na rua é frequente e que isso vem gerando vários transtornos aos munícipes.
Uma indicação que pede a instalação de barras para alongamento no Parque Zeca Malavazzi e no Poliesportivo do Monte Alegre, também foi apresentada pelo vereador. Composto por espaldar, barra alta e barra baixa, os jogos de barras trabalham alongamento total de membros superiores e inferiores. Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular e são fundamentais para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade e elasticidade, além de prevenir lesões. Quando feitos de maneira adequada, os alongamentos trazem diversos benefícios como reduzir as tensões musculares; relaxamento do corpo; proporcionam maior consciência corporal; deixam os movimentos mais soltos e leves; previnem lesões; preparam o corpo para atividades físicas; ativam a circulação.
Outras duas indicações foram apresentadas pelo vereador; a que sugere ao Executivo o recapeamento asfáltico da Rua Francisco Brás do Prado, no Bom Retiro e a que sugere ao Executivo a instalação de uma academia ao ar livre na área de lazer localizada entre a Avenida Paulista e a Rua Olivia Fávero Piva no bairro Morro Alto.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Gabinete do vereador Doutor João Mota