Posse de novo vereador e abono de servidores foram destaques da 6ª Sessão de 2019

A 6ª Sessão Ordinária do ano, promovida nesta terça-feira (9/4), oficializou a saída do vereador Luiz da Farmácia (PP). Ele renunciou ao cargo por motivos pessoais, o que abriu espaço para Luciano Ramalho (PP) assumir a cadeira. Em breve discurso, o novo vereador declarou que vai atuar diariamente para servir a população e transformar a realidade.

Luciano Ramalho (PP) tomou posse durante a sessão

Um grande número de servidores municipais acompanhou a sessão da Câmara Municipal manifestando-se a favor de que o abono mensal de R$ 1 mil, concedido por lei aos funcionários desde 2013, seja incorporado ao salário. O assunto foi tema de Indicação apresentada pelo vereador Zé Coco (PV), presidente da Casa. A proposta foi enviada à Prefeitura, pois só o Poder Executivo pode apresentar projeto de lei sobre esse tipo de assunto.

Os vereadores aprovaram a criação de uma comissão permanente na Câmara para debater e acompanhar políticas envolvendo pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O Projeto de Resolução 1/2019 passou em segunda discussão e só precisa ser promulgado para dar início aos trabalhos. Assim, o Legislativo municipal passará a ter seis comissões permanentes.

Dois projetos de lei foram votados em primeira discussão — quando se analisa apenas a legalidade da proposta. O PL 10/2019, do vereador Tiguila Paes (PPS), quer tornar obrigatório curso de primeiros socorros para motoristas, cobradores e monitores do transporte escolar coletivo e universitário do município. Já o PL 11/2019, de Edilsinho Rodrigues (PSDB), busca estabelecer na cidade a Política Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo, inclusive com um projeto para jovens empreendedores.

A sessão teve 57 Indicações (sugestões à Prefeitura) e análise de 41 Requerimentos (cobrança de medidas ou informações). Foram apresentadas 3 moções, todas aprovadas: o vereador Fábio Valadão (PRTB), por exemplo, elogiou a criação de uma Frente Parlamentar Mista com parlamentares de Paulínia e Cosmópolis contra pedágios da SP-332.

Tiguila Paes homenageou atletas paulinenses de Fisiculturismo que tiveram bom desempenho no Campeonato Muscleocontest: Patrick Marcilio dos Santos, Eduardo Florentino e Priscila de Azevedo Costa. Um grupo de vereadores agradeceu a secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Gaspar, por recebê-los para uma visita no dia 27 de março, em Brasília.

Assista à sessão:

 

Texto: Felipe Luchete (MTB nº 56.928/SP)
Assessoria de Imprensa
imprensa@camarapaulinia.sp.gov.br
Imagem: Câmara Municipal de Paulínia

Compartilhar essa postagem


Pular para o conteúdo