sessao 3

Vereadores jovens aprovam propostas para escolas e comunidade

sessao 3A Câmara Municipal de Paulínia promoveu pela primeira vez, nesta segunda-feira (12/11), a sessão ordinária da Câmara Jovem de Paulínia, formada por 15 vereadores do ensino fundamental (8º e 9º anos). Eles apresentaram 18 indicações e aprovaram 3 requerimentos ao Executivo, além de duas moções.

Os participantes começaram tímidos, mas ao longo da primeira sessão passaram a aproveitar a oportunidade para expressar ideias, reclamar de problemas e defender melhorias tanto nas instituições ondem estudam como também em temas da comunidade, envolvendo bairros e toda a cidade.

Os temas foram variados: incluíram pedidos para criação de sala de informática na escola, instalação de ventiladores, troca de cortinas e construção de quadra, assim como mais ciclovias, instalação de comedouros para cães abandonados e projeto de alimentação noturna para moradores de rua. Várias propostas foram aplaudidas pelo público que acompanhou a sessão. Houve ainda homenagem aos bailarinos(as) e profissionais de Educação Física.

Todas as propostas aprovadas terão andamento real: vão passar pelas comissões da Câmara Municipal e ser debatidas pelos vereadores em sessão ordinária, com envio ao Executivo.

A ideia foi seguir as mesmas etapas e regras das sessões ordinárias da Câmara: os debates foram conduzidos por um presidente, o vereador mirim Kauãn Ignácio (EMEFM Maestro Marcelino Pietrobom), que atuou ao lado dos demais membros da Mesa Diretora: o vice-presidente, Thiago Ryan da Silva (EMESFM Vitor Szczepanski e Souza Silva), e o segundo secretário, Marcus Vinícius Simplicio Faria (EMEFM Ver. Angelo Corassa). Além dessas três instituições, participam estudantes da EE São José.

sessao 1Os jovens foram eleitos no ano passado, quando teve início o projeto Pequeno e Jovem Cidadão. Eles participaram de votações nas escolas participantes e tomaram posse há um ano, em novembro de 2017. No início de 2019, serão eleitos os novos vereadores jovens. Todas as escolas da cidade, públicas ou privadas, estão convidadas a aderir.

O vereador Fábio Valadão (PRTB), autor do projeto, afirma que o objetivo é preparar alunos para o voto, permitir que vivenciem o papel do Legislativo e ainda contribuam com as demandas do município, inclusive com novos olhares. O presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Danilo Barros (PR), recebeu os jovens no gabinete, parabenizou os parlamentares “mirins” pela coragem e disse que a iniciativa ainda vai gerar muitos bons frutos para os paulinenses.

Também acompanharam a 1ª Sessão da Câmara Jovem os vereadores Fabia Ramalho (PMN), Loira (PSDC), Luiz da Farmácia (PP) e Tiguila Paes (PPS). Os debates foram transmitidos ao vivo e podem ser acompanhados na íntegra em: https://www.youtube.com/watch?v=vRqOFMdf0C8