2ª SESSÃO EXTRA (11) (Copy).jpg

Xandynho Ferrari quer selo ‘Empresa Amiga do Meio Ambiente’

2ª SESSÃO EXTRA (11) (Copy).jpgO vereador Xandynho Ferrari (PSD) apresentou Indicação 529/17, que sugere ao Executivo a criação do selo ‘Empresa Amiga do Meio Ambiente’, concedido em reconhecimento às iniciativas empresariais e comerciais à preservação ambiental, durante a 10ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Paulínia, realizada em 7 de junho.

O objetivo é estimular as empresas privadas e os comércios de Paulínia a adotarem ações integradas de preservação ambiental. Para obter o selo, que deve ser outorgado pela Seddema (Secretaria Municipal de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente), as empresas deverão promover, no período de um ano, algumas ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Dentre elas estão a reciclagem dos resíduos, com destinação comprovada a entidades comunitárias de beneficiamento dos detritos, e ações de compensação de carbono e de educação ambiental junto aos empregados, além da distribuição de material educativo.

O autor explica que, após essas etapas, a certificação terá validade por dois anos, podendo ser renovada sucessivamente por igual período, desde que a empresa execute anualmente os procedimentos.

A premiação também cria o Certificado Gentileza Ambiental, destinado aos estabelecimentos que comercializam gêneros alimentícios e utilizam embalagens recicláveis e biodegradáveis. Com a validade de um ano, o Certificado é o reconhecimento dos estabelecimentos que realizarem campanhas de conscientização junto aos clientes, e a divulgação, por meio de cartazes e folhetos informativos, de que adota medidas ecológicas em sua loja.