Alex sugere pontos para arrecadar remédios e armações de óculos sem uso

Duas propostas do vereador Alex Eduardo (Solidariedade) sugerem ações para arrecadar e distribuir itens para a saúde de pessoas. Uma delas institui o banco de armação de óculos: pessoas físicas e jurídicas poderiam fazer doações, enquanto os cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica seriam beneficiados quando apresentarem receituário.

Outra ideia é transformar as unidades básicas de saúde em pontos de recebimento de medicamentos e insumos não utilizados. “Muitas vezes sobram nas residências medicamentos e insumos que estão dentro do prazo de validade e que poderiam ser aproveitados por outra pessoa que não tem condições de comprar na farmácia”, relata Alex.

As UBSs, assim, ficariam responsáveis por catalogar e distribuir esses remédios. “A proposta visa minimizar as despesas das famílias carentes, com a distribuição gratuita para a população e conscientizar a mesma sobre o risco de permanecer com medicamentos e insumos em desuso em casa ou o seu descarte em locais inadequados.”

Na área da educação, Alex indica o programa cultural Jovem Poeta na rede de ensino, com o intuito de valorizar a leitura e a escrita. O vereador pede ainda projeto de teleassistência aos idosos; pista de caminhada/ciclovia no bairro Betellevantamento de árvores com risco de cair na cidade; e núcleo de assistência social integrado às forças de segurança, para mediar conflitos familiares no município.

As propostas de banco de armação de óculos e farmácia popular estão em sintonia com o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Câmara de São José dos Campos.

Texto: Felipe Luchete.