Câmara aprova intérprete de Libras em bancos e incentivo a empresas de tecnologia

Com o fim do recesso legislativo, os vereadores de Paulínia retomaram as sessões ordinárias nesta terça-feira (2/8). Uma das propostas aprovadas busca obrigar que as agências bancárias localizadas na cidade tenham intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), para atender clientes com deficiência auditiva.

Segundo o autor, vereador Messias Brito (PL), a iniciativa reconhece a cidadania das pessoas surdas e atende direitos estabelecidos na legislação federal. O Projeto de Lei depende agora de sanção do prefeito.

A Câmara também aprovou implantação da Política Municipal de Estímulo, Incentivo e Promoção ao Desenvolvimento de Startups (empresas de base de tecnologia, especializadas em e-mails, sites, aplicativos, programas de computador e modelos inovadores baseados na internet, por exemplo).

Se o texto do vereador Fábio da Van (Cidadania) for sancionado, o município deverá reduzir a burocracia para o funcionamento dessas empresas, estimular financiamentos e incentivar formação de novos empreendedores.

OUTROS TEMAS

Os vereadores aprovaram ainda projeto do vereador Tiguila Paes (Cidadania) garantindo às grávidas o direito de escolher parto cesariano, a partir da 39ª semana de gestação. A proposta prevê que, caso a escolha não seja seguida, o médico ficará obrigado a explicar as razões em prontuário.

A pedido do vereador Zé Coco (PSB), o Plenário fez um minuto de silêncio em homenagem ao fotógrafo Doni Muller, presente em muitos eventos solenes da Câmara, que morreu no dia 25 de julho.

As homenagens continuaram com a denominação de espaços da Casa, relembrando importantes nomes de ex-vereadores e ex-servidores que marcaram sua trajetória, por meio de projeto do presidente Fabio Valadão (PL). Ele ainda apresentou moção parabenizando o chef paulinense Daniel Silva, participante do programa “MasterChef”.