Fábio da Van solicita censo qualificado para identificar pessoas com autismo em Paulínia
O vereador Fabio da Van (PRTB) propõe criar um Censo Qualificado das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Paulínia, com o objetivo de promover a inclusão e a formulação de políticas públicas específicas para esta população.
O censo visa obter dados concretos sobre as pessoas com autismo no município, permitindo à Prefeitura elaborar ações mais eficientes e adaptadas às suas necessidades, garantindo o acesso igualitário aos direitos previstos em legislação, como saúde, educação e assistência social de pessoas com TEA.
Fabio da Van também indica reestruturar a sede do Conselho Tutelar de Paulínia, a fim de garantir um atendimento digno à população e melhorar as condições de trabalho dos conselheiros tutelares.
Ele constata que apesar da localização estratégica e de fácil acesso, o espaço atual não oferece a privacidade necessária para os atendimentos nem proporciona conforto adequado aos servidores e cidadãos. A sede carece de divisórias adequadas, salas com isolamento acústico, áreas de espera confortáveis e climatização.
Outras propostas são manutenção dos brinquedos no playground da Lagoa do João Aranha, como realizar melhorias na iluminação pública no entorno da lagoa.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Imagem: Giulia-Secco/ CMPA
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)