Atender população autista, com centro especializado, é proposta de Valadão
O vereador Fabio Valadão (PL) propõe criar “Centro TEA Paulinense”, um espaço de referência de autismo na cidade com tratamento psicossocial, educacional e ocupacional, com escuta, apoio emocional, oficinas, arteterapia, atividades esportivas e orientação de direitos.
Segundo Valadão, a ideia é criar um centro com profissionais especializados, que ofereçam serviços de diagnóstico, tratamento e apoio para crianças com TEA e suas famílias, atuando em parceria com universidades, conselhos, entidades e outros órgãos interessados.
Ele também indica parcerias com empresas para instalar novas estações de abastecimentos para carros elétricos no município, a fim de incentivar o uso de tecnologias que favorecem o desenvolvimento urbano aliado à preservação ambiental.
Hoje, só existem 4 pontos de abastecimento em Paulínia – um deles, a Câmara Municipal. Valadão diz que são necessários novos pontos em locais estratégicos, como áreas centrais, polos industriais, centros comerciais e órgãos públicos, garantindo assim maior cobertura e comodidade aos usuários.
Outras propostas são criar fraldários nas UPASs, UBSs e Centro Odontológicos de Paulínia, além de operação tapa-buracos na avenida José Padovani.
A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.
Texto: Lizandra Lima (Estagiária)
Imagem: Luiz Carvalho/ Prefeitura de São Gonçalo


