Helder Pereira sugere transporte exclusivo às pessoas com deficiência física

O vereador Helder Pereira (PL) propõe programa de acessibilidade inclusiva em Paulínia, chamado PAI Serviço, com transporte exclusivo às pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.

Ele aponta que o serviço já existe em Campinas, com frota de no mínimo 20 vans e 2 ônibus acessíveis. Os usuários fazem cadastro previamente, por telefone. Segundo Helder, o programa garantiria direitos desse público, já que existem reclamações envolvendo o transporte coletivo comum.

Outra proposta é oficina de artesanato, com o objetivo de promover aulas de capacitação, técnicas de pintura em tecido, bordado e crochê às pessoas que buscam gerar renda com suas criações. A ideia é baseada no Projeto Clube de Mães, oferecido através do Centro de Ação Comunitária.

O vereador ainda solicita posto do INSS na cidade e centro de atenção psicossocial na região do João Aranha. Também cobra informações sobre os serviços de saúde mental no município e questiona quais trabalhos existem aos pais e responsáveis sobre os direitos de deveres na educação dos filhos.

A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).

Imagem: Luci Sallum/Prefeitura de Contagem

Texto: Felipe Luchete e Lara Santana (Estagiária)