José Soares propõe inteligência artificial que auxilia pessoas com deficiência

O vereador José Soares (Republicanos) propõe comunicação alternativa com inteligência artificial, através do aplicativo Livox, para atender os estudantes com autismo, paralisa cerebral, deficiência intelectual, síndrome de Down e entre outros.

Segundo ele, utilizando a ferramenta online, é possível oferecer uma experiência de aprendizagem inclusiva e personalizada, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades cognitivas, motoras e de comunicação de maneira eficaz.

Outra ideia do vereador é implementar dispositivos com sinais sonoros adequados (musicais) nas escolas do município. O objetivo é evitar incômodos aos estudantes com TEA (transtorno do Espectro Autista) e permitir que eles se sintam mais seguros e acolhidos no ambiente escolar.

José Soares também solicita a divulgação nas redes municipais de saúde e portais online sobre a Lei nº 4.233/2023, que assegura às mulheres o direito a acompanhante durante as consultas médicas, exames e demais procedimentos clínicos nos estabelecimentos públicos e privados.

Além disso, para o Hospital Municipal, indica um ponto de registro civil de nascimento e pede informações sobre a caderneta de saúde da criança.

A proposta está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.

Imagem: Governo do Estado de São Paulo

Texto: Lara Santana (Estagiária)