Marquinho Firella pede academia ao ar livre na praça do bairro João Aranha
O presidente da Câmara Municipal de Paulínia, Marquinho Fiorella (PP), apresentou na 21ª sessão ordinária realizada no dia 26 de novembro, uma indicação em que pede a instalação de uma academia ao ar livre, na Praça Nossa Senhora Aparecida, no bairro João Aranha.
De acordo com a propositura os equipamentos usados na academia ao ar livre não tem peso e usam apenas a força do corpo para exercícios de musculação e alongamento. Trata-se de um sistema que se adapta ao usuário utilizando o peso do próprio corpo, criando resistência e gerando benefício personalizado, independente de idade, peso e sexo. Os aparelhos são indicados para maiores de 12 anos e principalmente para pessoas da terceira idade, que perdem naturalmente um pouco da força muscular com o passar dos anos, mas podem ser usados por qualquer pessoa, funcionando como uma academia de ginástica ao ar livre.
“Em nosso município ainda não existe essa prática e seria de grande valia para a população que busca uma melhor qualidade de vida, mas muitos não possuem condições financeiras para frequentarem uma academia particular. A academia ao ar livre visa a melhoraria na condição física, qualidade de vida e a saúde das pessoas. Em nossa região já existem empresas especializadas no aluguel e manutenção desse tipo de academia”, argumenta o vereador.
Em outra indicação Marquinho Fiorella ao Executivo a instalação de playground na praça pública existente na Rua Orlando Ferreira Costa, no ponto final do ônibus da Fazenda Viacava.
Ele também solicita a reforma geral no campo de futebol, alambrados e vestiários da praça de esportes do bairro Jardim Planalto. Segundo o parlamentar o campo de futebol da praça de esportes do Jardim Planalto encontra-se em estado precário, gramado em mau estado de conservação, alambrados danificados, os vestiários estão com portas e vitraux quebrados, sistema hidráulico e elétrico em mau estado de conservação, prejudicando o funcionamento. A praça de esportes é o único local destinado à prática de esportes e lazer dos moradores daquela região, e é utilizado também pelos alunos da escola EMEF Professora Maria Aparecida Caputti Beraldo, por isso precisa passar por uma reforma geral.
A preocupação com o meio ambiente pautou uma das indicações do edil em que solicita o plantio de árvores frutíferas no canteiro central da Avenida João Aranha, a partir do balão do Ouro Negro até o Ginásio de Esportes Agostinho Fávaro (Lara) no bairro João Aranha.
Para Fiorella a arborização urbana é importância, principalmente nos grandes centros urbanos. “A necessidade do plantio de árvores visa a renovação do ar devido o alto índice de poluição de nosso município, bem como visando proporcionar alimentação aos pássaros e até mesmo para a população”, finaliza o presidente.