Neco Vieira defende incentivos fiscais para empresas que adotarem práticas sustentáveis

Neco Vieira defende incentivos fiscais para empresas que adotarem práticas sustentáveis

O vereador Neco Vieira (PL) sugere programa municipal de incentivos fiscais para empresas que adotarem práticas sustentáveis e ações de proteção ao meio ambiente.

De acordo com a proposta, os benefícios podem incluir desconto de até 10% no IPTU, redução de até 15% no ISS e isenção ou diminuição de taxas ambientais municipais. Para obter os incentivos, as empresas comprovariam o uso de tecnologias limpas, programas de educação ambiental, ações de reflorestamento, entre outras medidas sustentáveis.

A proposta ainda prevê uma Comissão Municipal de Sustentabilidade para fiscalizar e aprovar as ações das empresas interessadas. O objetivo é posicionar Paulínia como referência em responsabilidade ambiental e atrair investimentos comprometidos com a causa.

Ainda com foco ambiental, Neco Vieira quer que empresas responsáveis por vender terrenos em condomínios sejam obrigadas a apresentar projetos de reflorestamento. A proposta prevê medidas como recuperação de áreas degradadas, plantio de espécies nativas e criação de áreas verdes, contribuindo para o equilíbrio entre crescimento urbano e preservação ambiental.

Ele defende ainda Programa Municipal de Eficiência e Redução de Gastos Públicos, com ações para digitalizar processos, revisar contratos e economizar energia e água nos prédios públicos, além de maior controle das compras governamentais.

No campo da mobilidade sustentável, o vereador propõe sistema de compartilhamento de patinetes elétricos para uso em ciclovias da cidade. A medida visa oferecer um meio de transporte alternativo, ecológico e acessível.


A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 15 – Vida terrestre. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades (saiba mais).


 

Texto: Eloy de Oliveira

Share this post


Ir para o conteúdo