Nova lei de Lucas Barros cria Sala Lilás, apoio às vítimas de violência doméstica em unidades de emergência

Nova lei de Lucas Barros cria Sala Lilás, apoio às vítimas de violência doméstica em unidades de emergência

Uma nova lei municipal, proposta pelo vereador Lucas Barros (DC) e já em vigor, determina a existência de “Sala lilás” nas unidades de urgência e emergência em Paulínia, destinada ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica.

A finalidade da Lei 4.647/2025 é garantir um ambiente seguro e promover atendimento especializado às necessidades das mulheres. Segundo Lucas, a medida deve posicionar Paulínia como exemplo de cidade que promove rede de proteção e enfrentamento à violência.

Ele também indica compra antecipada de vacinas e testes de Imunodeficiência Viral Felina (FIV) e Leucemia Viral Felina (FELV), para gatos atendidos pelo Departamento de Bem-Estar Animal.

O vereador defende que, para o serviço público de saúde animal não sofrer descontinuidade, é necessária a compra antecipada dos insumos, assegurando estoque contínuo e evitando prejuízos tanto à saúde dos animais quanto à eficiência dos atendimentos realizados

Outras propostas são instalar cobertura nos playgrounds públicos, para proteger as crianças do sol, e redutor de velocidade na PLN-248, no bairro Balneário Tropical.


A proposta em destaque está em sintonia com o ODS 10 – Redução das Desigualdades. ODS são Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, uma agenda mundial que estabelece ações em áreas importantes como erradicação da pobreza, saúde, educação, igualdade de gênero e redução das desigualdades.


Texto: Lizandra Lima (Estagiária)

Imagem: Britto/ Governo de Goiás

Share this post