Pedro Bernarde defende qualificação de microempreender de baixa renda

O vereador Pedro Bernarde (Cidadania) apresenta Projeto de Lei Empreende Paulínia, que visa qualificar os pequenos empreendedores.

De acordo com o vereador, apesar do alto índice de abertura de empresas no Brasil, a maioria dos empreendedores não possui informação sobre a administração de seu negócio. De acordo com o SEBRAE, 77% dos Microempreendedores individuais nunca fizeram curso ou treinamento na área de administração financeira, sendo que 68% deles não possuem previsão do saldo de caixa para o mês seguinte. Diante da ausência de capacitação técnica, muitas empresas são fechadas em menos de 1 (um) ano de funcionamento e é isso que a PL do vereador pretende evitar.

Em outra proposta, Pedro Bernarde solicita estudos para capacitação de funcionários de grandes estabelecimentos (mercados, bancos e comércios) sendo públicos ou privados, a fim de oferecer maior inclusão social e participação efetiva de pessoas com deficiência na sociedade.

Ele também sugere campanhas relacionadas ao período de estiagem para prevenção e combate de incêndios e baixa umidade relativa do ar; reformas e melhorias nas rotatórias do município; programa “Calçada Certa” para melhorias e reformas das calçadas da cidade; câmeras dentro das viaturas da Guarda Municipal.

O parlamentar ainda pede informações sobre o início das obras da quadra poliesportiva na EMESFM Supletivo Fundamental e Médio Vitor Szczepanski e Souza Silva; contratação de empresa para serviços de recapeamento asfáltico em ruas e avenidas do município; detalhes sobre as metodologias de ensino, recursos pedagógicos e materiais de apoio que estão sendo utilizados para a formação de pessoas com deficiência; informações sobre  programas/cursos realizados pela Secretaria Municipal de Educação visando a formação continuada dos professores; adesão ao programa ‘todasinrede’ do Governo Estadual, que visa o empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência no Estado de São Paulo.

Acompanhe o andamento das propostas.

Texto: Graziela Fávaro
Imagens: Câmara Municipal de Paulínia