10340545 680451308668653_779241783_o

Valadão pede reabertura imediata da creche Felipe Macedo de Barros

Vereador foi procurado por mães de alunos que foram espalhados pela rede após fechamento da “creche das cobras”

10340545 680451308668653_779241783_oA luta pelos direitos à Educação deu o tom à oitava sessão ordinária da Câmara de Paulínia, desta terça-feira (6). Fábio Valadão (PRTB) fez questão de usar a tribuna para mostrar apoio às dezenas de mães que protestam contra o fechamento da Creche Felipe Macedo de Barros, em fevereiro, após o aparecimento de cobras nos brinquedos das crianças.

Vestidas de verde (simbolizando esperança) as mães acompanharam a sessão e ouviram o vereador falar sobre o que considera mais um desmando da Administração. Elas pedem a reabertura da escola, que funcionava no Bairro Santa Terezinha, em outro prédio. Profissionais e crianças foram remanejados para outras unidades às pressas.

Além da readaptação, muitos reclamaram da superlotação das classes, da falta de material pedagógico, funcionários e da estrutura adaptada para receber os novos alunos. Apenas uma das turmas permaneceu unida.

“Fui procurado pela comissão de mães que tentava falar com a secretaria de Educação desde o fechamento da creche. Tivemos uma reunião e ficou decidido a reabertura da escola. Acredito em dias melhores e espero que tudo se resolva o quanto antes”, reitera Valadão.

No final de abril os pais dos alunos sugeriram prédios públicos que consideram adequados para receber a creche até que haja uma solução definitiva. Entre os espaços estão a sede do Caco, antiga Prefeitura Municipal e Espaço de Dança, que funcionava no Complexo RodoShopping, mas a proposta não foi aceita pela secretária de Educação Rita Lanza.

A creche contava com 50 funcionários e atendia 114 alunos. Quase 100% dos pais e colaboradores assinaram um abaixo assinado pedindo o retorno da escola. O documento foi apresentado durante a sessão. Eles também se propuseram a assinarem juntos representação no Ministério Público.

“Alunos e profissionais foram pulverizados pela rede. Os demais locais não oferecem estrutura física adequada, nem pedagógica. Os funcionários estão trabalhando no limite”, protesta Valadão. 10322983 680451102002007_1637967318_n

Elaine Miguel Martinazzo é uma das mães que protestam. Ela conta que foi pega de surpresa com o fechamento da escola onde a filha de três anos estudava. “A creche apresentava problemas e do dia para noite minha filha teve que ir para outra escola, sem conhecer ninguém. Até hoje ela estranha. Nossa luta é que a Prefeitura encontre um local apropriado o mais rápido possível”, pede.

Valadão continua envolvido com visitações nas creches até o final de maio. “Encontro as unidades em situação delicada e cruel”, desabafa o vereador.

Quinzena complicada

Ainda durante o discurso em tribuna, Valadão protestou contra acontecimentos dos últimos quinze dias. Entre eles, o vandalismo que marcou o primeiro “rolezinho” de Paulínia, no domingo (4). “Entendo que os jovens estão sem nenhuma opção de entretenimento e queiram se divertir, mas lamento o fato de o evento ter fugido do controle, principalmente porque temos condições de evitar esse tipo de problema” explicou.

Criticando a falta de lazer dos jovens, ele também falou de uma solicitação do Movimento dos skatistas de Paulínia, que ainda espera um espaço adequado para a prática do esporte. Em novembro o prefeito anunciou a construção do Parque Temático de Esportes Radicais, no Parque Brasil 500, que ainda não saiu do papel.

“Ainda houve o Campeonato Off Road que movimentou a cidade, mas não contou com nenhum apoio da Prefeitura”, completa.

Homicídios

Valadão lamentou o crime que chocou Paulínia neste final de semana. Quatro pessoas foram baleadas em um possível acerto de contas no Jardim Amélia. Três delas morreram neste domingo (4). A falta de segurança no mesmo bairro motivou a elaboração do Requerimento N° 137, apresentado na sessão do dia 22 de abril. “Os moradores se sentem abandonados e vivem com a sensação de insegurança permanente. Reconhecidamente, esses moradores precisam de um carinho especial e mais atenção do poder público”, analisou Valadão na ocasião.

Na última sessão, ele apresentou requerimentos semelhantes em prol dos bairros Jardim Europa, Parque da Figueira, Itapoan, Jequitibá I e II e João Aranha.

Fonte: Assessoria de imprensa do vereador Fábio Valadão