O vereador Zé Coco (PV) apresentou na oitava sessão ordinária (7/5), um requerimento pedindo ao Executivo informações junto aos órgãos ambientais competentes sobre o índice de poluição da cidade de Paulínia, bem como medidas que estão sendo tomadas para a contenção do aumento da mesma.
Zé Coco emendou que é preciso buscar soluções a curto, médio e longo prazo junto a Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Polícia Ambiental para amenizar os problemas.
Vereador Zé Coco (PV)
“Apesar de alguns esforços e projetos nos últimos anos para redução dos índices de poluição em nossa cidade, a qualidade anda bastante comprometida, podendo ser percebida a olho nu pela sua cor acinzentada em alguns pontos da cidade. Há ainda a preocupação com as medidas compensatórias que entendemos que permaneçam em nosso município”, afirma o parlamentar.
O vereador ressaltou ainda que “um dos caminhos para conseguir esse êxito é explorar bastante a política de educação pela conscientização da preservação do meio ambiente, em especial os recursos naturais, que está cada vez mais escassa, primordial para a existência da vida”.
Caso Shell – Zé Coco lembrou do Caso Shell, que teve um desfecho triste para a cidade, deixando a herança de contaminação no solo, água e o pior em seres humanos. Milhões foram destinados a outros municípios sem que Paulínia tivesse a oportunidade de receber sequer um real. Ele também pontuou que os últimos acontecimentos com a Refinaria de Paulínia (Replan) trouxe à tona uma preocupação a todos com a questão ambiental.
Texto: Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Assessoria de Imprensa
imprensa@camarapaulinia.sp.gov.br Imagens: Câmara e Prefeitura de Paulínia
O vereador Sargento Camargo (Republicanos) propõe aplicativo oficial do município, voltado ao atendimento direto das demandas da população, para otimizar a comunicação entre o poder público e a comunidade.
A ideia é que, a partir de uma plataforma digital acessível e intuitiva, cada cidadão possa registrar e... read more
O vereador Lucas Barros (DC) indica sistema on-line de consulta ao mapa de zoneamento urbano de Paulínia, a fim de permitir maior transparência, agilidade e segurança jurídica nos processos de licenciamento, planejamento e fiscalização, com a modalidade digital e georreferenciada das zonas urbanas da cidade.
Atualmente,... read more
A Câmara de Paulínia discutiu nesta terça-feira (2/9) a criação de um programa para recuperar e reflorestar matas ciliares, áreas de preservação permanente (APPs), mananciais, rios e córregos que cortam o município. Chamada de Cinturão Verde, essa iniciativa foi tema de requerimento do vereador Flávio... read more
Os vereadores jovens de Paulínia realizaram a primeira Sessão Ordinária nesta terça-feira (2/9).
Eles votaram uma série de iniciativas nas áreas de Educação, Saúde, Mobilidade Urbana, Cuidado Animal, Cultura e Meio Ambiente. Alguns temas tiveram consenso, enquanto outros geraram amplos debates.
Um dos principais assuntos foi a... read more
O vereador Juninho Lalupe (Republicanos) solicita reajustar o valor mensal disponibilizado para cesta básica do cartão do Programa PAS (Programa de Ação Social), para atender de forma mais adequada às necessidades básicas das famílias beneficiadas, diante do aumento dos preços dos alimentos e produtos de... read more
O vereador Anderson Henrique (MDB) sugere estudo técnico para a instalação de totens de segurança em pontos estratégicos de Paulínia, como forma de reforçar o monitoramento urbano, aumentar a sensação de segurança da população e fortalecer a prevenção e combate à criminalidade.
A iniciativa, já existente... read more
O vereador Neco Vieira (PL) sugere fim do ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis - Inter Vivos) e isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para famílias de baixa renda em Paulínia.
A proposta contribuiria para promover a inclusão social, reduzir desigualdades e... read more
A Câmara de Paulínia decidiu criar a Comissão de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Prestadoras de Serviços Terceirizados e Inovação e Tecnologia.
Os integrantes vão analisar políticas de emprego; qualificação profissional; incentivo ao empreendedorismo; uso e ocupação do solo; desenvolvimento urbano; mobilidade... read more