Zé Coco requer levantamento com os órgãos ambientais sobre poluição em Paulínia

O vereador Zé Coco (PV) apresentou na oitava sessão ordinária (7/5), um requerimento pedindo ao Executivo informações junto aos órgãos ambientais competentes sobre o índice de poluição da cidade de Paulínia, bem como medidas que estão sendo tomadas para a contenção do aumento da mesma.

Zé Coco emendou que é preciso buscar soluções a curto, médio e longo prazo junto a Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Polícia Ambiental para amenizar os problemas.

Vereador Zé Coco (PV)

“Apesar de alguns esforços e projetos nos últimos anos para redução dos índices de poluição em nossa cidade, a qualidade anda bastante comprometida, podendo ser percebida a olho nu pela sua cor acinzentada em alguns pontos da cidade. Há ainda a preocupação com as medidas compensatórias que entendemos que permaneçam em nosso município”, afirma o parlamentar.

O vereador ressaltou ainda que “um dos caminhos para conseguir esse êxito é explorar bastante a política de educação pela conscientização da preservação do meio ambiente, em especial os recursos naturais, que está cada vez mais escassa, primordial para a existência da vida”.

Caso Shell – Zé Coco lembrou do Caso Shell, que teve um desfecho triste para a cidade, deixando a herança de contaminação no solo, água e o pior em seres humanos. Milhões foram destinados a outros municípios sem que Paulínia tivesse a oportunidade de receber sequer um real. Ele também pontuou que os últimos acontecimentos com a Refinaria de Paulínia (Replan) trouxe à tona uma preocupação a todos com a questão ambiental.

Texto: Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Imagens: Câmara e Prefeitura de Paulínia