O vereador Zé Coco (PV) apresentou na oitava sessão ordinária (7/5), um requerimento pedindo ao Executivo informações junto aos órgãos ambientais competentes sobre o índice de poluição da cidade de Paulínia, bem como medidas que estão sendo tomadas para a contenção do aumento da mesma.
Zé Coco emendou que é preciso buscar soluções a curto, médio e longo prazo junto a Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Seddema), Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e Polícia Ambiental para amenizar os problemas.
Vereador Zé Coco (PV)
“Apesar de alguns esforços e projetos nos últimos anos para redução dos índices de poluição em nossa cidade, a qualidade anda bastante comprometida, podendo ser percebida a olho nu pela sua cor acinzentada em alguns pontos da cidade. Há ainda a preocupação com as medidas compensatórias que entendemos que permaneçam em nosso município”, afirma o parlamentar.
O vereador ressaltou ainda que “um dos caminhos para conseguir esse êxito é explorar bastante a política de educação pela conscientização da preservação do meio ambiente, em especial os recursos naturais, que está cada vez mais escassa, primordial para a existência da vida”.
Caso Shell – Zé Coco lembrou do Caso Shell, que teve um desfecho triste para a cidade, deixando a herança de contaminação no solo, água e o pior em seres humanos. Milhões foram destinados a outros municípios sem que Paulínia tivesse a oportunidade de receber sequer um real. Ele também pontuou que os últimos acontecimentos com a Refinaria de Paulínia (Replan) trouxe à tona uma preocupação a todos com a questão ambiental.
Texto: Ademir Inácio (MTB nº 28.228/SP)
Assessoria de Imprensa
imprensa@camarapaulinia.sp.gov.br Imagens: Câmara e Prefeitura de Paulínia
O vereador Anderson Henrique (MDB) indica o credenciamento de Microempreendedores Individuais (MEIs) para prestação de serviços de zeladoria urbana nos bairros.
A ideia é reproduzir uma iniciativa já adotada no município de Marília, onde a Prefeitura tem um sistema digital para divulgar quais os serviços e... read more
A Câmara de Paulínia vai diplomar estudantes nesta quarta-feira (17/06), a partir das 18h30: a cerimônia marcará a entregue da honraria Aluno Nota 10, a cerca de 30 destaques selecionados por escolas da cidade, e também empossará a Câmara Jovem 2026.
O diploma Aluno Nota 10... read more
O vereador Gibi Professor (Podemos) sugere serviço direto para solicitações da população referentes à poda, manejo preventivo, retirada de galhos em risco e avaliação técnica de árvores em vias públicas e áreas urbanas do município.
Segundo ele, muitos moradores enfrentam dificuldades para registrar pedidos ou comunicar... read more
A Câmara de Paulínia realizou, na noite desta quarta-feira (10/6), audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2027. O debate foi acompanhado por representantes de diferentes segmentos da sociedade, como mães atípicas, educadores, representantes de conselhos e da imprensa.
A audiência foi presidida... read more
Com a proximidade do recesso de julho nas escolas, o vereador Carlos Kuka (PL) pede a retomada da Gincana de Férias. Segundo ele, a iniciativa envolve moradores de todas as idades em atividades culturais, esportivas e recreativas, além de fortalecer o espírito comunitário.
Kuka defende ainda... read more
A Câmara aprovou, nesta terça-feira (9/6), o programa Recomeça Paulínia, voltado à inclusão produtiva e à promoção do trabalho digno para pessoas em situação de rua. A iniciativa é do vereador Flávio Xavier (Podemos) e busca organizar caminhos para que essa população tenha acesso a... read more
O vereador Tiguila Paes (Cidadania) indica a capacitação de mulheres para atuarem como motoristas no transporte escolar e coletivo de Paulínia. Segundo ele, é preciso incentivar a inclusão delas no setor, promovendo cursos e treinamentos.
Ele também é autor de nova lei, recém sancionada pelo prefeito,... read more
O vereador Alex Eduardo (PRTB) sugere sensores inteligentes para ajustar automaticamente o tempo dos semáforos de Paulínia, acompanhando em tempo real fluxo real de veículos.
Segundo ele, sistemas de “Onda Verde” permitem que motoristas trafeguem por vários cruzamentos com sinais abertos, reduzindo o tempo de viagem... read more